Braquioplastia (Lifting de braços)

A braquioplastia, também chamada de lifting de braço, é a cirurgia plástica reparadora responsável pela redução do excesso de pele e gordura localizados na região entre a axila e o cotovelo. Ela remodela o braço proporcionando uma aparência mais tonificada e jovial, com contornos suaves e uma pele mais lisa.

Esse procedimento é indicado para pacientes que, com o tempo, adquiriram excesso de flacidez e gordura nos braços por conta do envelhecimento ou fatores genéticos que contribuem para esse volume.

Os exercícios físicos geralmente auxiliam na fortificação do tônus muscular, mas dificilmente trazem a semelhança anterior de braços mais firmes por conta da perda natural da sua elasticidade e gordura localizada. Portanto, nesses casos o lifting de braço é indicado para resolução do problema.

Procedimento

Sob anestesia local ou geral, é realizada uma incisão na pele na parte interna do braço. Geralmente entre a região axilar até metade do bíceps, podendo chegar até a região do cotovelo dependendo do caso da paciente. Dura em média de 3 horas, podendo se estender de acordo com a quantidade de pele que será retirada, ou quando é vinculada a outros procedimentos.

Pós-operatório

É necessário seguir as orientações passadas pelo médico, para evitar complicações de cicatrização e abertura de pontos do local tratado, causando possíveis infecções, hematomas desnecessários, escurecimento e irregularidades na pele. Para que isso não ocorra, siga as orientações a seguir:

• Use malhas compressivas nos braços durante o período de 30 dias;
  • Evite exercícios físicos, como musculação e também movimentos intensos com os braços por pelo menos 3 semanas;
  • Evite contato solar intenso para evitar o surgimento de manchas ou escurecimento de pele;
  • Mantenha o corpo hidratado e use pomadas e remédios anti-inflamatórios para agilizar a cicatrização;
  • Realize a drenagem linfática na ocorrência de edemas.