Cruroplastia (Lifting de coxa)

Também chamada de Lifting crural ou Lifting de coxas, a cruroplastia é a indicação cirúrgica para pacientes com excesso de gordura ou flacidez nas coxas, que buscam por pernas mais firmes e tonificadas. Tem o objetivo de remodelar as coxas através da remoção da pele e gordura subjacente. 

Esses excessos, em sua maioria, ocorrem por motivos de idade avançada, predisposição genética e perda de peso recorrente. A sua maior queixa é a insatisfação com o corpo, que pode resultar em problemas recorrentes, sejam emocionais ou físicos.

O procedimento

É um procedimento realizado através de fissuras na virilha e também cortes na parte interna da coxa. Tem a duração média entre 2 a 3 horas, podendo ser utilizada a anestesia local, ou geral quando combinada com outros procedimentos cirúrgicos.

O procedimento vai depender do caso da paciente. Para quem possui gordura sem flacidez, pode ser que apenas a lipoaspiração traga o resultado, sem a necessidade do lifting crural. Porém, é indicada a cruroplastia quando existe uma flacidez significativa, pois apenas a lipoaspiração pode causar o efeito contrário, acentuando essa flacidez.

Pós-operatório

Como a sua cicatriz é circunstancialmente grande, podendo se estender da virilha até o joelho, os cuidados pós-operatórios são mais intensos que de outros procedimentos, sendo necessário o uso das meias elásticas durante todo o tempo de recuperação. Também é preciso:

  • Manter o repouso de no mínimo 30 dias (ou pelo tempo indicado pelo médico responsável) e evitar esforços e exercícios que demandam movimentações constantes das pernas;
  • Manter os curativos bem enfaixados e o uso das meias elásticas para comprimir as coxas para não ter a possibilidade de abertura ou infecções no local;
  • Andar em passos curtos durante sua cicatrização e evitar o afastamento das pernas para que não cause tensão no local da cicatriz.