Mentoplastia

A mentoplastia, ou cirurgia plástica do queixo, é um procedimento que trata o terço inferior da face, o queixo. Tem o propósito de deixar um perfil harmonioso com o contorno do rosto, com um aspecto mais fino e alongado.

É indicado para corrigir deformidades e melhorar a estética do queixo, podendo tratar diversos aspectos, como por exemplo:

  • Macrogenia: queixo proeminente e desproporcionalmente maior que o outras áreas evidenciadas da face (nariz e testa);
  • Microgenia: quando o queixo do paciente possui uma proporção menor que o ideal, dando o aspecto de “queixo recuado”.
  • Assimetria: quando um dos lados do queixo possui uma deformidade.

Procedimento

O procedimento é feito em sala de cirurgia com anestesia local (ou sedação caso necessário), onde tem a possibilidade de ser de avanço ou redução do mento. É um processo simples dentro da cirurgia plástica, que pode ocorrer em torno de 1 a duas horas.

É realizada uma incisão na gengiva dos dentes inferiores, podendo ter o auxílio de próteses de silicone ou osteotomias (seccionamento do osso) para mentoplastia de avanço, ou remodelação do osso para cirurgias de recuo. Dessa forma, fica imperceptível a cicatriz na região e seus pontos são absorvidos pelo próprio organismo.

Pós operatório

Como essa cirurgia é considerada simples dentro da cirurgia plástica, o paciente pode ser liberado no mesmo dia do procedimento, e seus cuidados podem ser realizados em casa, sendo eles:

  • Uso de analgésicos, antibióticos e anti inflamatórios recomendados pelo médico;
  • Ficar de repouso durante a primeira semana da cirurgia;
  • Evitar o consumo de alimentos que exijam esforço no seu mastigamento;
  • Manter as consultas durante a recuperação e voltar a atividades físicas após liberação do médico.