Retirada de Fuso de Pele

Trata-se de uma técnica que visa, em sua maioria, pacientes que passaram por uma gravidez cesariana, e possuem o excesso de flacidez abaixo do umbigo, causada pelo procedimento ou pacientes que passaram por lipoaspiração anteriormente.

Essa técnica também pode ser chamada de lipoaspiração em fuso, no qual tem a retirada de fuso da pele do abdômen. Ela auxilia na melhor condição da pele abaixo do ventre e corrige a cicatriz no local, mas não necessariamente necessita de uma miniabdominoplastia ou abdominoplastia clássica.

O procedimento

A retirada do fuso de pele visa a lipoaspiração do abdômen e retirada de fuso de pele supra-pubico, ou seja, é realizado um corte horizontal abaixo do umbigo, removendo a gordura localizada junto ao excesso de pele da região, podendo ou não reposicionar a musculatura reto-abdominal (diástase), para um aspecto de abdômen reto e acinturado. 

É um procedimento que pode ser realizado com anestesia geral ou peridural com sedação, que será indicado de acordo com a orientação médica. Por ser um procedimento menor, ele varia entre 1 a 3 horas, com tempo de recuperação menor que uma abdominoplastia.

Pós-operatório

A cinta compressora é necessária durante o tempo de repouso para que a pele ganhe firmeza e tenha estabilidade após a cicatrização, onde é necessária ao menos 15 dias de repouso e cuidados com a área tratada.

Como é uma cirurgia frequentemente associada também à lipoaspiração de flancos, o seu tempo de recuperação varia com o grau de procedimento realizado. Portanto é imprescindível seguir a risca a orientação médica e realizar os cuidados básicos, como hidratação intensa, evitar o excesso de sol e realizar ao menos 10 sessões de drenagem linfática durante o tempo de recuperação.